Notícia

Polícia

Conselho Tutelar não consegue suprir demanda

Postada 12/08/2017



Uma criança de 11 anos de idade entrou em coma alcoólico em Ijuí. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) onde ficou internada por 3h. Após o acontecimento, ele foi questionado e confessou que havia ingerido vodka na Praça da República, na companhia de outros menores. Segundo a criança, um maior de idade trouxe a bebida e distribuiu para os demais.

A reportagem do Grupo JM esteve esta semana na Praça da República e flagrou durante os períodos da manhã e tarde em torno de quatro adolescentes ingerindo bebida alcoólica. Em um dos casos, uma dupla de meninos ingeria cerveja, e no outro, um casal tomava algo parecido com cachaça. Em um grupo de amigos, cinco adolescentes foram flagrados fumando cigarro. Em contato com os menores, foi repassado por eles que a Praça da República é um ambiente tranquilo para fazer o uso de bebidas e cigarros.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Ijuí, Tatiele Trindade, disse que não há como fiscalizar um local em específico. “Sabemos que menores estão bebendo, fumando ou até fazendo o uso de entorpecentes, mas não podemos ficar apenas em um lugar realizando a fiscalização. Pedimos o auxílio da comunidade, que nos ligue, denuncie, para aí sim nós pegarmos em flagrante e podermos fazer o encaminhamento deste menor. Orientamos também que os pais fiquem vigilantes para saber onde seus filhos estão e com quem eles se relacionam”, disse.

Segundo Tatiele, no momento em que é denunciado, as conselheiras atuam imediatamente no caso. Em situações mais urgentes, uma internação no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infantil é feita. A coordenadora destacou uma defasagem de conselheiros tutelares em Ijuí. “Temos apenas cinco conselheiros tutelares e a demanda é grande. No entanto, a legislação estabelece que a cada 100 mil habitantes tenham cinco conselheiros tutelares, então Ijuí, que tem mais de 80 mil moradores e Bozano, por exemplo, terão o mesmo número de profissionais atuantes”, finalizou Tatiele. 

 O número de telefone fixo do Conselho Tutelar de Ijuí é o 3332-3233 ou o plantão 24h no número 9 8451-1029.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
clicjm@jornaldamanhaijui.com Desenvolvido por