Notícia

Saúde

Atividades orientadas atraem população

Postada 10/08/2017



A Estratégia Saúde da Família (ESF) do Mundstock coordena o Grupo Saúde e Movimento, criado há três anos, em que são desenvolvidas atividades nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, a partir das 8h30, com pessoas daquela comunidade, de todas as faixas etárias. Conforme a enfermeira responsável pela unidade, Angélica de Moura, o grupo surgiu a partir da necessidade de promover qualidade de vida à população.

“Havia muitas pessoas com hipertensão, diabetes, alterações no colesterol e triglicerídeos. Começamos com um grupo pequeno, que depois foi ampliado, e neste ano começamos a utilizar a Academia de Saúde”, conta Angélica.
Nas segundas e sextas são realizadas caminhadas orientadas na Rua Imigrantes, em frente à sede do bairro Progresso, e nas quartas-feiras as atividades são realizadas na Academia de Saúde, com orientação da agente de Esporte e Lazer, da Coordenadoria de Esportes, educadora física Paula Betina Prass.

“Existem inúmeros estudos que comprovam a importância das atividades, tanto para a saúde física quanto psicológica, e a gente percebe que o grupo participa também não só em função da questão biológica, mas por ser também um espaço de encontro, de descontração”, avalia Paula. “Eles desenvolvem atividades fora deste horário, como cursos, viagens, festas, então é um espaço que as pessoas podem sair de suas casas e ter esse momento de integração com os moradores do bairro.”

Atualmente, o grupo conta com 30 participantes assíduos. As atividades são gratuitas, com orientação profissional e os resultados para a Saúde são visíveis. “Várias pessoas estão com a pressão arterial estabilizada, assim como a glicemia. Os exames mostram esta redução”, acrescenta Angélica.

Para o presidente do Mundstock, Lucio dos Santos, adesão à Academia de Saúde é positiva. “O grupo também se reúne no pavilhão da igreja do bairro, nas quartas de tarde, para realizar trabalhos artesanais com ênfase na  qualidade de vida”, acrescenta. 
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
clicjm@jornaldamanhaijui.com Desenvolvido por