Notícia

Rural

Agrônomo recomenda plantio dentro do padrão técnico

Postada 14/11/2017



O clima tem contribuído para o bom desenvolvimento das cultivares de verão (milho e soja) na área de atuação da Cotrijui, que compreende cerca de 100 mil hectares a serem plantados. O diretor agrotécnico da cooperativa, Luiz Carlos Barcelos, destaca que nesta área, cerca de 90 mil hectares serão plantados com soja - 25% da área já está semeada -, e outros 9% foram destinados ao plantio do milho - dos quais três mil hectares para silagem. 
De acordo com Barcelos, as chuvas dos últimos dias foram regulares e a previsão do tempo contribuirá para a sequência do plantio nesta semana, uma vez que os prognósticos mostram chuva apenas na sexta-feira na região. 
Ele disse que os produtores devem estar atentos às ervas daninhas na resteva do trigo e fazer a dessecação da área a ser semeada. Há outra preocupação, segundo ele, tendo em vista a incidência de percevejos no estágio inicial da planta. “É importante que ao aplicar o fungicida, os produtores também façam a aplicação de inseticida para atacar a proliferação da praga”, orienta, destacando a necessidade de os produtores ficarem atentos e desenvolverem um bom tratamento do solo, e fazer o plantio ao longo do mês de novembro, dentro do melhor padrão técnico possível para garantir boa produtividade. 
Em relação ao milho, Barcelos disse que a cultura tem bom desenvolvimento, passando agora à  fase de floração e pendoamento. Segundo ele, a cultura do milho é de grande importância na região devido à cadeia produtiva de suínos. Lembrou que no frigorifico da cooperativa, em São Luiz Gonzaga, são abatidos cerca de mil suínos/dia e que dentro deste sistema a Cotrijui atua na produção para atender a cadeia suinícola em toda a região.
“Há um grande consumo de milho por ano, por isso oferecemos aos produtores associados a adesão ao Plano de Ato Cooperado (PAC) para a comercialização da produção na Cooperativa com melhor remuneração”, salientou.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
clicjm@jornaldamanhaijui.com Desenvolvido por